Making of Transformers

Clique nas imagens para ampliar.

Essa semana assisti o Transformers e o filme é realmente tudo o que eu esperava. Não o que eu gostaria, mas o que eu esperava. Toneladas de efeitos, Transformers paucomendo pra tudo que é lado, história perdoável para um filme de robos alienígenas, piadinhas nivel "hehe" *(ver tabela no fim do post) , ação non-stop e de qualidade, tudo isso com muito movimento de câmeras, fumaça e poeira maquiando tudo.


Alguns dados:
630 planos com efeitos.
430 feitos na ILM, 91 pela Digital Domain, 70 pela the Asylum. O resto é limpeza 2D e ajustes.

Número de peças que cada modelo têm:
TRANSFORMERS – AUTOBOT
OPTIMUS PRIME - 10108
BUMBLEBEE - 7608
RATCHET - 5813
JAZZ - 2729
IRONHIDE - 9334

TRANSFORMERS – DECEPTICON
BONE CRUSHER - 2980
STARSCREAM - 3744
MEGATRON - 2411
BRAWL - 2743
BARICADE - 3236
BLACKOUT - 7742
SOUNDBYTE - 871
SCORPONOK - 898


Achei uma matéria interessante no site do diretor, Michael Bay. É uma matéria bem completa sobre a produção, e com uma entrevista com o diretor falando sobre edição e outros aspectos do filme. Link!


Agora seguem alguns vídeos com o Making of do Transformers.
São 5 partes. Aqui estão as 2 primeiras e depois o link para as restantes.

Making of Transformers / Parte 1


Making of Transformers / Parte 2


Making of Transformers / Parte 3

Making of Transformers / Parte 4

Making of Transformers / Parte 5

É isso aí pessoal.
Até mais!

Telli
Fã de robôs e tolerante com roteiros fracos.

----
* Tabela de nível de piada, em ordem crescente:
"pff... sem graça"
"hehe"
"haha"
"huahuahuaaahua"
"huaiaaaiuaaglfbaa... mijei-me!"

Trampo novo!

Caroço! Que semana! Quanta coisa nova!

Pouca gente sabe ainda, mas essa semana entrei na produção de um curta de animação em 3d. Foi tudo meio rápido, conversei com o diretor na outra semana e essa segunda já "caí na função"
Ainda estou me adaptando com o fuso horário de quem trabalha durante o dia, mas tá muito legal tudo. Por causa disso não consegui atualizar o blog essa semana.

A equipe sabe pra burro o que está fazendo e, tão importante quanto, são todos muito gente boa. Já vi gente que sabia um monte mas era péssimo de se trabalhar junto, muito diferente do que encontrei lá. O ambiente é colaborativo, amigável e divertido.

Já disse que eles sabem o que estão fazendo? Então, estou aprendendo a beça, até por que na real eu sou disparado o que menos manja de 3d lá. Estou trabalhando nos cenários e está sendo uma experiência muito legal. Esses tempos falei da atenção aos detalhes no Ratatouille e outros, e agora que estou trabalhando com cenário minha atenção pintuplicou com relação a isto. Pretendo falar mais sobre isso outra hora.

Até mais!
Telli
Artista 3d e blogueiro relapso

OBS: A expressão pintuplicar foi criada especialmente para este post, podendo ser utilizada livremente, desde que não seja para fins comerciais.

Making of Ratatouille

Conforme prometido há alguns dias atrás, organizei um making of do Ratatouille com parte do material que encontrei sobre como foi feito o filme, mostrando algumas etapas de como a equipe da Pixar cria as animações.

Os vídeos não possuem termos técnicos complicados, pois foi feito para quem não é especialista em 3D entender como é a produção de um longa de animação. Mas também não tem legendas em português, mas mesmo quem não compreende inglês vai entender muito bem os vídeos, utilizando uma técnica de comunicação chamada: dedução. (É fantástica essa técnica, tente um dia com o canal árabe que tem na tv a cabo, você vai adorar.)


Ratatouille: Getting into the character
Este primeiro filme mostra um pouco do processo de criação dos personagens. A parte de arte conceitual e os estudos de movimentos e características dos ratos. Sim! Eles observaram ratos de verdade. Blergsg! Outra coisa interessante é algumas dicas de como deixar um rato simpático e fofo.





Ratatouille: The Technical Ingredients
Mostra um pouco sobre a simulação. De tecidos, pelos e líquidos. Para fazer o estudo de como o tecido reage sobre o corpo quando molhado, eles filmaram um colega de trabalho caindo em uma piscina vestido de chef para ver como ele ficava quando saía da água. Parece divertido :)





Ratatouille: Parlez Vous Francais
Ah! Como é difícil a vida na Pixar. É uma animação que se passa em Paris? Então vamos até Paris para ver como é! É uma animação sobre comida em Paris? Então vamos comer a beça em Paris! Bom.. é assim que eles conseguem criar um ambiente rico em detalhes e característico da cidade.
E mostra também a preocupação com o sotaque francês dos atores.





Ratatouille: Linguini à La Carte
Esse fala sobre o personagem Linguini e sobre como ele foi animado. Um personagem que é um marionete de rato deve mexer-se de forma muito peculiar não acham?





E agora por último, um trecho de 9 minutos do filme, apresentado pelo diretor, vale para quem não viu ainda conferir. E para quem já viu matar a saudade do Remy! ..do Remy? Parece dó ré mi! Putz.. Que piada idiota, acabei de perder metade dos meus visitantes nessa agora. Bom.. chega de enrolação, vamos lá:




Até mais pessoal!

Octopus quase grande

Uma vez fui injustamente chamado de megalomaníaco. Vejam só que calúnia! Megalomania é para os que pensam pequeno!

Segue uma ilustração que fiz no ano passado.

Clique na imagem para ver maior.

Ele era pra ser imenso, mas não ficou tão grande quanto eu queria.
Damn! Vou ter que desenhar o pai dele qualquer hora dessas.


Ratatouille é fantástico

Clique nas imagens para ver maior. Na real... beeem maior!

A já consagrada combinação Disney e Pixar lançou novamente mais um filme belíssimo em todos os aspectos. Ratatouille tem uma bela história, personagens carismáticos em uma produção impecável. Mas quero falar da parte técnica.

A Pixar mostra um cuidado sem igual com tudo o que aparece na tela, desde a atuação dos personagens até os cenários. O acabamento dos trabalhos deles sempre me impressionou, e vem melhorando a cada filme. Só relembrando pra quem não tá muito ligado no que estou falando, os filmes da Pixar foram: (em ordem)
Toy Story > Vida de Inseto > Toy Story 2 > Monstros S.A. > Procurando Nemo > Os incríveis > Carros > Ratatouille

Bom.. começei a pesquisar sobre o filme e encontrei muuuito material legal, desde vários vídeos com making of, até arte conceitual do filme e algumas curiosidades. Ainda não consegui organizar tudo o que encontrei então depois vou fazer um post específico com um making of e técnicas sobre a produção de Ratatouille.

Para ninguém perder a clicada até aqui hoje, segue um link com um tour virtual mostrando alguns dos cenários do filme numa visão em 360º Muito legal mesmo, mas precisa do Quicktime instalado pra visualizar. É bem simples interagir com o ambiente em 360º, basta clicar na imagem e arrastar para poder olhar ao redor do ambiente. Ah! e dá para dar zoom.

Prometo trazer mais coisas legais sobre o filme. Até mais!


Vídeo mostrando modelagem

Olá pessoal! Os que têm acompanhado o blog desde do início já sabem que venho me dedicando a evoluir a minha modelagem. Para mostrar um pouco disso fiz um vídeo mostrando um dos meus estudos recentes.

Neste vídeo eu modelo uma cabeça partindo apenas de uma esfera. A cabeça ficou com cara de velhaco gordinho, no melhor estilo Buda simpático. O vídeo é pequeno, pois em um minuto e meio você vê o trabalho de meia hora de modelagem. Esse efeito é chamado de timelapse.

Uma outra coisa legal deste vídeo é que apresento pela primeira vez a minha vinheta de abertura que uso nos meus trabalhos e portfolio. É basicamente design em movimento, carinhosamente chamado de "motion design" numa mistura de animação 3d com 2d, e muito pink* e magenta*.




*Aviso: As cores Pink e Magenta não oferecem nenhum perigo real e imediato às pessoas expostas a elas. São cores totalmente inofensivas, sendo freqüentemente injustiçadas pela cegueira do preconceito cromático.

Lobo


Não vou gastar muito tempo escrevendo sobre a Lobo, pois o ideal é ver o trabalho deles. Acredito que é a produtora brasileira de motion design mais respeitada lá fora.
Com clientes como Cartoon Network, Nike, Panasonic, Mtv, TIM, Anime Network, Coca-cola, Volkswagen, Toyota, Budweiser, dá pra ficar com pena deles, não é?

Recomendo assistir a REEL 2006 prá ter uma geral dos trabalhos deles.

Não perca tempo e vá perder tempo no site deles: www.lobo.cx

M! >> Imogen Heap - Have you got it in you

Esses dias ouvi essa música com trilha sonora de um vídeo e imediatamente adorei, paixão à primeira ouvida. Mas não tinha os créditos no vídeo. Damn!! Então lembrei que tinha um mp3 em algum lugar com uma voz muito parecida, e finalmente depois de uma longa procura cheguei na dona da voz: Imogen Heap

O resto do trabalho dela é muito legal, tudo nesse estilo peculiar e sempre com uma produção impecável.

ATUALIZADO: Como estava tendo problema com o player do Odeo coloquei o arquivo aqui

Divirta-se!



powered by ODEO

Videoclip - A mão e o coração

Como alguns já sabem eu trabalho há um bom tempo com animações, e em função disso já dirigi alguns comerciais, vinhetas e videoclips. É sempre desafiador, e sempre penso que o trabalho anterior podia ser melhor, e nessas horas vejo que a experiência conta pra cacete.

Ontem numa conversa apareceu o assunto dos videoclips que fiz para o Aerocirco, banda "supimpa" diga-se de passagem, mora no meu lado esquerdo do peito.

Este é o segundo clip, feito para a música "A mão e o coração" do primeiro disco deles. Neste dividi o crédito de direção com o vocalista Fabio Della, e escolhi este para mostrar por causa do trabalho de pós-produção nas cores, animação e ilustrações.

Segue o clip com a qualidade de compressão podre que só o youtubiu proporciona.




Depois de ver o clip, visite o site do Aerocirco pois estão lançando o disco novo. Excelente.

Até mais!

Desfile Holográfico da Diesel

Na semana passada em Florença na Itália a marca Diesel fez o seu desfile de moda da coleção primavera / verão 2008 chamado "Liquid Space". "Puxa que interessante" você deve pensar, já bocejando e indo fechar a página pensando em não voltar mais aqui, mas não é apenas isso. Pela primeira vez, foi feito um desfile com hologramas dividindo a passarela com os modelos reais. Digo primeira vez, pois o efeito é tão legal que certamente vai ser mais explorado/copiado.

É um uso muito interessante de motion design e animação, criando uma ambiente nunca visto num desfile. Ficou tão interessante que assisti os 17 minutos do desfile! Sem dormir durante!

Vou tentar descobrir mais sobre essa tecnologia e a empresa DVein da Espanha, responsável pelas animações.